sexta-feira, 9 de maio de 2014

(Actualizado) Feira Medieval de Estremoz já tem "Programa"




O tempo urge e já não falta muito para começar a 1ª feira Medieval Realizada em Estremoz. Deixo-vos o programa que se iniciara às 10h da Manha de sábado, dia 17 do corrente Mês!  (Sai da ESRSI e passa pela cidade e Mercado de Sábado e soube ate ao Castelo). Esta iniciativa que é de louvar! Esta iniciativa é um teste para os alunos que fazem parte do curso. "Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural", ou seja, esta iniciativa vai servir como Prova de aptidão profissional, (PAP).





Nota: A informação que aqui publiquei não era a mais acertada e correcta, desde já as minhas desculpas e rectifiquei de imediato o post!

Deixo-vos em formato TXT, Um pequeno texto onde António Serrano - Chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Estremoz. (um dos responsáveis do município pelo apoio à feira medieval). Nos explica e esclarece de todas as ajudas e esforços no sentido de nada faltar, nesta primeira Feira medieval realizada em ETZ.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/21548138/Download/feira%20medieval.txt
←  Anterior Proxima  → Página inicial

4 comentários:

  1. Caro Jorge Nunes

    Foi com alguma surpresa que li o seu post, em especial no que se refere aos apoios que a Câmara Municipal de Estremoz tem dado à organização da Feira Medieval, organizada pela Escola Secundária Rainha Santa Isabel.
    Desconheço a fonte onde foi apurar aquilo que o levou a afirmar que "a câmara municipal pouco tem feito para apoiar esta iniciativa", mas só pode ser uma fonte pouco fidedigna e que lhe aconselho a não consultar no futuro, se realmente quiser continuar a fazer o bom trabalho que faz neste seu blogue de divulgação de Estremoz.
    Na verdade, a Câmara Municipal de Estremoz está, desde o primeiro momento, a apoiar a I Feira Medieval, por isso parecem-me pouco justas as suas afirmações.
    Quando refere que a câmara se limita apenas a "ceder pessoal camarário para ajudar na parte logística" é bom que se perceba o que é este "apoio logístico". Entre outros: gravação de um spot publicitário e passagem do mesmo na rádio despertar, em períodos radiofónicos pagos pela Câmara; criação da imagem do cartaz; impressão de flyers, cartazes e outros materiais promocionais; disponibilização de técnicos para apoiar os alunos na realização de cada uma das tarefas associadas ao evento; contacto com potenciais expositores; cedência de um espaço na FIAPE; indicação do evento à RTP1 como um dos temas a focar no programa Aqui Portugal, o que se concretizou; aquisição e pagamento integral de dois espetáculos de animação de rua para o programa do evento; montagem integral de palcos e estruturas e cedência de materiais e equipamentos necessários à realização da feira; contacto com câmaras municipais que realizam feiras medievais para a cedência de equipamentos; disponibilização de pessoal para segurança da feira; cedência de transportes para carregamento de equipamentos vindos de outras feiras medievais; organização do espaço e distribuição dos expositores na feira... E muito mais ainda virá até ao dia 17 de maio, asseguro-lhe...
    Como vê, o "apenas" é muito relativo. Se acha que é pouco, será "apenas" porque não tem a mínima noção daquilo que é realizar um evento desta natureza. Dou-lhe esse benefício da dúvida.
    É de louvar a iniciativa dos alunos e professores da Escola Secundária envolvidos no projeto em realizar esta iniciativa, mas não menos é de louvar todo o apoio que a Câmara Municipal tem dado ao mesmo.
    Para terminar, relativamente ao alargamento do horário, não foi necessária nenhuma autorização da Câmara. Foi uma sugestão que a própria Câmara fez à Escola Secundária, com o objetivo de chamar mais visitantes à feira, através da passagem do desfile pelo mercado tradicional de sábado. Sugestão que foi aceite pela Escola. Nesta fonte pode acreditar, porque é fidedigna...
    Espero ter esclarecido as suas dúvidas e espero que continue a fazer um bom trabalho de divulgação de Estremoz e das suas gentes.
    Cumprimentos,

    António Serrano
    Chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara
    (um dos responsáveis do município pelo apoio à feira medieval)

    ResponderEliminar
  2. Ola meu caro António Serrano,

    Desde já agradeço a sua intervenção no meu blog pessoal! E Obrigado por toda a informação que nos deixou que muito esclarece os Estremocenses e não só...
    Desde já "peço desculpa" pela informação enganosa que de forma intencional, ingénua e porque não dizê-lo inexperiente, o fiz!

    Assim que possível irei alterar o post, (aproveitando o seu texto para exclarecer os Estremocenses)... mas desta vez com informações fidedignas!
    Irei tudo fazer para que tal situação não se volte a repetir sem primeiro investigar se a fonte é ou não fidedigna!

    Opinião Pessoal:

    Não deixa de ser triste e de lamentar que uma iniciativa desta, tenha ocorrido fora do âmbito do município! Espero sinceramente que no futuro próximo esta iniciativa tenha pernas para andar e promovida 100% pelo município. Como todos nós sabemos o Castelo e zona envolvente é muito rica em historia, mas muito mal frequentada!!! Um projecto ambicioso era de louvar por parte da Câmara Municipal não acha?? Apostar na Historia e simultaneamente com o turismo, parece me a mim que é uma receita de sucesso! Nao veja esta critica como destrutiva , mas sim como construtiva...

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge

    Há muito tempo que o Município de Estremoz pretende avançar com uma feira medieval, pois o núcleo antigo do castelo tem todas as potencialidades para a desenvolver. Têm faltado essencialmente verbas financeiras para avançar com o projeto. Quando a Escola nos contactou, achámos que seria uma ótima "alavanca" para a feira se poder vir a realizar no futuro, organizada pela câmara. Apesar de ser um projeto ambicioso, não quisemos deixar de apoiar a iniciativa da Escola e de deixá-los fazer a mesma de acordo com as suas expetativas e ambições. Para o próximo ano, logo se verá... Por mim tudo farei para que continue a ser realizada.
    Um abraço,
    António Serrano

    ResponderEliminar
  4. Gostei do que ouvi :)
    A cidade merece! O post ja foi rectificado e actualizado. Volto a repetir, as minhas desculpas pelo mal entendido.
    Um Abraço
    Jorge Nunes

    ResponderEliminar