Fomos todos surpreendidos com uma noticia em diversos meios de comunicação Social no dia 23 de Maio. Circulou um vídeo no facebook de uma Miúda de 13 anos a ser violentamente espancada por duas jovens, com direito a espectadores atentos e pacíficos!
Situação que encadeou varias e rápidas reacções à moda portuguesa. Tentando encontrar o mais rapidamente possível os responsáveis, e eles são: A Internet e Redes Sociais, principalmente o Facebook. E pronto e não se fala mais nisso!
Mas vou dar a minha Humilde opinião sobre este caso. Para mim como diz o próprio ditado popular "Cada um colhe o que semeia", ou seja, o Estado Português é um dos grandes Responsáveis, porque protege em demasia os jovens, muitas facilidades na escola e fora dela, onde os próprios professores perderam poderes e os alunos ganharam muitos, (não podem chumbar de ano; inventam cursos profissionais para entreter os alunos; não se pode falar alto e muito menos bater nos meninos, coitadinhos...). Tantas mariquisses que dá no que deu e o mais grave, são muitos outros casos que acontecem e que não são divulgados e são camuflados por todos. Esta situação para mim não foi um caso isolado! Eu próprio lido com jovens diariamente e vejo a falta de educação e a superioridade com que eles sentem em relação aos Adultos (pais, professores, etc). O grande Problema de hoje em dia é que os pais não educam os seus filhos, simplesmente os sustentam, (nalguns casos nem isso), mas isso não é sinonimo de educação. Se a Mãe ou pai não lhes transmitirem princípios e valores, depois é tudo uma questão de sorte, poderá ate que a criança cresça normalmente, como se pode transformar num marginal.
Para terminar, vou ser curto e grosso. Por aquilo que me deu entender, parece que as famílias dos jovens intervenientes, como os que assistiram e nada fizeram. São oriundas de Famílias Desestruturadas, ou seja, "Laranjas do Chão", e desculpem a malvadez que vou dizer, mas valia mais que a jovem tivesse falecido, era menos uma desgraça que estava a penar no reino dos vivos mortais! Porque sejamos sinceros, qual vai ser o futuro destes jovens?? Eu sei qual vai ser, poderá ser um deles que me venha a roubar se eu um dia for a Lisboa e me cruzar com algum deles! O futuro passa pelo trafico e consumo de drogas, prostituição, enfim ou outras ilustres profissões do género, já sem esquecer que todos Nós estaremos a contribuir para o eventual rendimento mínimo (rendimento de inserção social), sim porque trabalhar não deve estar no dicionário desta gentinha! E não me venham com moralismo, que eles são uns coitadinhos, vitimas do sistema e bla bla bla! Estes jovens são os futuros marginais do país e o resto é conversa fiada!
Como o Carlos Queiroz afirmou à uns anos atrás, que preferiu estas palavras " Limpem a Porcaria..."